das suas análises
Pode, mas se tiver de colher urina para análise não ingira muita água para não provocar uma diluição excessiva.
Convém que seja, porque é aquela que esteve mais tempo na bexiga. Caso não seja possível, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas tendo permanecido pelo menos duas horas na bexiga.
Sempre em recipiente fornecido pelo laboratório ou adquirido na farmácia para o efeito.
Para exame bacteriológico, a urina tem de ser colhida no laboratório, e só em situações excecionais, autorizadas pela diretora técnica do laboratório, é que a amostra poderá ser colhida no domicilio. Para urina tipo II é usual que a amostra seja recolhida no domicilio.
Não.
Deve cumprir-se escrupulosamente as 12 horas de jejum e, na véspera da colheita de sangue, não devem ser ingeridas refeições ricas em gordura. Nos cinco dias anteriores ao exame deve manter-se a dieta habitual.
Algumas análises não precisam de jejum. Consulte as condições de colheita para cada análise, disponível no nosso site. As crianças devem cumprir um período de jejum inferior. Adverte-se para o facto de um período de jejum muito prolongado também afetar o resultado. Siga sempre as orientações do laboratório e do seu médico assistente.
Alguns, não. É o caso dos doseamentos de cortisol e ACTH (adrenocortico-
trofina). Esses exames devem ser realizados na parte da manhã, pois é nesse periodo que essas substâncias tem um aumento de produção.
Os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições bem definidas (condições basais), pelo que deverá evitar fazê-los após esforços físicos para que não se afaste das condições ideais, podendo o esforço físico alterar muito o doseamento da glicémia.
No controlo dos triglicerídeos, não deve ingerir bebidas alcoólicas nos três dias anteriores à colheita.
A nicotina interfere nos testes de agregação plaquetária e na curva de glicémia. Nestes casos, não fume no dia do exame.
Interfere na urina tipo II e exame bacteriológico de urina. Caso não possa adiar a sua colheita, use um tampão vaginal para evitar que o sangue menstrual contamine a urina.
Sim.
Os antibióticos interferem nas colheitas para exames bacteriológicos. Estas colheitas só devem ser efetuadas uma semana depois de ter terminado o tratamento com antibiótico, a não ser que o seu médico lhe dê instruções diferentes.
Os antibióticos e os anti-inflamatórios interferem nos testes de avaliação da coagulação do sangue ( PT, PTT, etc.).
A vitamina C altera a determinação da creatinina e a vitamina E altera os testes de agregação plaquetária.
Aconselhamos a que dê conhecimento da medicação que toma, sempre que efetuar a sua colheita de sangue ou outro produto biológico.