Resultados
Saiba os resultados
das suas análises
Notícias
Testes de Diagnóstico: Pesquisa de RNA do vírus por RT-PCR e Teste Rápido de Antigénio (TRAg).

 

Pesquisa de RNA do vírus SARS-CoV-2 por PCR em tempo real (RT-PCR)

 

Trata-se de um teste de deteção do vírus SARS-CoV-2 (Doença COVID-19) realizado através da metodologia da amplificação dos ácidos nucleicos, pela reação de Polimerase em Cadeia em tempo real (RT-PCR), de acordo com as recomendações da Direção Geral da Saúde (DGS).

Este é o teste de diagnóstico recomendado para o SARS-CoV-2 porque deteta a presença do vírus desde os primeiros momentos da infeção em amostras da nasofaringe, ou outras amostras do trato respiratório superior e inferior.

Destina-se a identificar portadores do vírus, quer apresentem sintomas de COVID-19, ou, sendo assintomáticos, tenham contactado com casos confirmados.

 

 

Teste Rápido de Antigénio (TRAg)

 

Trata-se de um teste realizado por imunocromatografia, que permite detetar proteínas específicas do vírus SARS-CoV-2, com a vantagem, em relação aos testes de RT-PCR, de fornecer um resultado mais rápido e de poderem ser efetuados em locais de menor complexidade técnica.

A realização do TRAg implica, tal como o teste de RT-PCR, a colheita com zaragatoa de amostras do trato respiratório, habitualmente, da nasofaringe.

De modo a diminuir a probabilidade de obtenção de resultados falso negativos, o teste deve ser realizado em indivíduos sintomáticos e numa fase inicial da infeção (com início dos sintomas inferior a 5-7 dias), período em que a carga viral no trato respiratório superior é mais elevada.

Em caso de resultado negativo no TRAg em que permaneça uma elevada suspeita clínica, deverá ser realizado teste de RT-PCR confirmatório.

 

 

Informação adicional para os testes de diagnóstico:

 

Realizam-se mediante marcação prévia, através dos seguintes contactos:

Tlm: 967 320 727

Email: atendimento@moduslab.pt

 

Horário de atendimento telefónico para marcação:

- 2ª a 6ª feira das 09h00 às 18h00.

 

As colheitas são efetuadas de acordo com as medidas de contenção e isolamento recomendadas pela DGS e em instalações dedicadas, com intervalos de 15 minutos entre cada colheita, para higienização da sala.

Os resultados poderão ser consultados no nosso site ou por email, mediante a utilização das credenciais de acesso.Todos os resultados, positivos ou negativos, são notificados no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVElab).

Se o resultado do seu teste for positivo, mesmo que seja assintomático, deve permanecer no domicílio, cumprindo as medidas de isolamento, sem expor outras pessoas e contactar de imediato a linha SNS24 (808 24 24 24), seguindo as suas instruções.

Neste contexto de acompanhamento e controlo de infeção pelo novo coronavírus-2019 (SARS-CoV-2), informamos que são cumpridas todas as recomendações da DGS.

 

Para todos os esclarecimentos sobre as orientações da DGS, aconselhamos a consulta da página https://covid19.min-saude.pt